O que é Cranioplastia?

Entenda aqui um pouquinho mais sobre o que é a cranioplastia e quais os tipos de implantes dísponíveis
Prótese customizada colocada em procedimento cirurgico

Em Cranioplastia - 25/11/2017

A cranioplastia é o nome dado ao procedimento cirurgico que tem como finalidade a reconstrução de um falha óssea presente no crânio. A reconstrução da calota craniana corrige a deformidade e ao mesmo tempo, protege o cérebro de disfunções neurológicas. Essa reconstrução também permite uma melhora estética significativa, trazendo maior segurança e confiança no dia-a-dia do paciente.

Tipos de Implantes

### Enxertos autólogos

Existem inumeros fatores que determinam qual é a melhor alternativa ao paciente a realização da cirurgia, como por exemplo a idade, o sexo e o tamanho da região afetada.

Embora o enxerto do próprio tecido ósseo seja a alternativa mais indicada, pela alta compatibilidade com o paciente, o tempo de cirurgia é relativamente alto comparado com a segunda opção, sendo necessário na maioria das vezes um maior numero de recursos.

Alguns artigos ainda apontam que a cranioplastia com a utilização de enxerto do próprio osso do paciente como , é recomendado a áreas relativamente pequenas em homens em idade adulta, não sendo possível a realização do procedimento cirúrgico em mulheres, crianças e idosos, onde a espessura da calota craniana é inferior a uma retirada de material ósseo na região parietal, por exemplo.

### Próteses customizadas

Embora tenha menor biocompatibilidade em decorrencia do material utilizado, esse tipo de implante ósseo, permite uma maior velocidade no procedimento cirurgico.

"O tempo de cirurgia cai pela metade e com isso se reduz o sangramento do paciente e os riscos de infecção" (HES - Unicamp)

As próteses customizadas ainda, permite a utilização de uma maior gama de materiais, dando uma maior liberdade na escolha do material a ser utilizado. PMMA ou cimento cirurgico, Titânio e PEEK, são exemplos de materiais altamente biocompatíveis, proporcionando um menor risco de complicação cirurgica para a reconstrução da falha óssea.

Nessa alternativa, o médico pode enviar a uma empresa especializada a tomografia computadorizada da parte onde há falha óssea e a empresa se encarrega de realizar a reconstrução 3D da área afetada, fornecendo ao neurocirurgião a prótese pronta para o implante ou então o molde (ou forma) para a reconstrução da prótese durante o procedimento cirúrgico.

Ambas as alternativas, a prótese customizada ou o molde para a construção da próteses fornecem maior velocidade durante a cranioplastia, diferenciando-se somente em termos de biocompatibilidade e possíveis complicações pós-cirurgicas, sendo o molde, a alternativa mais indicada, visto que a prótese a ser construída, geralmente é feita com o cimento cirurgico de alta compatibilidade e a prótese customizada construída durante a cirurgia não terá contato por tempo prolongado com agentes externos evitando infecções e outras complicações.

### As próteses customizadas realmente funcionam?

De forma rápida: Sim! As próteses customizadas, independentemente das técnicas realizada para o reparo ósseo é amplamente utilizada. O seu uso é fácil e traz vários beneficios para o médico e principalmente para o seu paciente.

### Referencias

1. "Tecnologia 3D ajuda na reconstrução de crânios em hospital do Recife - Jornal do Commercio".Jconline.ne10.uol.com.br. Acessado em: Sábado, 25/11/2017
2. "HES realiza cirurgia inédita de reconstrução do crânio". web1.hes.unicamp.br. Acessado em: Sábado, 25/11/2017

Tem alguma dúvida? Quer saber mais? Entre em contato conosco por aqui e obtenha maiores informações.

BIOPrototype é destaque em concurso internacional de Impressão 3D

A BIOPrototype é premiada com no concurso 3D Printing Contest 2016 promovido pela Autodesk através da plataforma Instructables